Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

QUE SEJA: FELIZ ANO NOVO

Katia Limma
Dec. 31 - 3 min read
010

De tempos em tempos, ela procura se afastar um pouco antes de enfrentar as festas de final de ano. O Natal até que é suportável, mas a comemoração de Ano Novo fica difícil de aturar.
Detesta quando resolvem. Resolvem por ela a passarem em casa de amigos. É um transtorno. Não é a sua casa, então, ela não consegue ficar totalmente à vontade.

Se tem vontade de assistir televisão, não pode: a música está alta.


 Se resolve ficar em uma parte da casa onde possa ler alguma coisa para passar o tempo: crianças entrando e saindo a toda hora.


 Se resolve ficar só sentada sozinha olhando para qualquer lugar: sempre aparece uma pessoa ou outra oferecendo bebida, ou comida e dão início a uma conversa que ela não quer.


 Final de Ano!


Então, antes que ele chegue, ela procura se afastar, ficar longe do tumulto de compras, listas, presentes, cartões. Fica isolada por alguns dias se reabastecendo para enfrentar uma situação que ela não pode descartar.
Tem que ir. E indo, de forma obrigatória, fica mais rude do que o normal, mais fria, mais silenciosa, mais arredia. E para não chorar, passa a ser distante com as pessoas.


Seus amigos a entendem e não forçam. Seu marido, nem se preocupa mais; seus filhos encontram sempre algo para se distraírem: “Então por que estou aqui?” 
“A minha presença parece ser um incômodo, não consigo demonstrar interesse nenhum em nenhuma conversa boba que eles tentam levar. Acho que vou beber, beber até ficar desacordada, assim mais nada verei e o dia chegará mais rápido!”


Não faz nada disso. Não bebe, não é tão rude com as pessoas, anda por entre os cômodos da casa e procura um lugar para ficar só. Ficar só. Nada mais.


Anunciam que vai dar meia-noite, e todos fazendo a contagem do novo ano que se inicia.
Ela não participa, fica sentada olhando para um quadro imaginando em que aquele pintor estava se inspirando. Era uma tela de uma mulher meio que distorcida, em cores fortes e agressivas.
Fica só olhando, enquanto ouve gritos e fogos explodindo pelo ar.
Neste momento de comemoração, ela pensa no que fez no ano anterior e o que pretende fazer neste que se inicia. Respira fundo, solta o ar bem devagar e pensa consigo mesma: Só quero estar  feliz!”


É, mais um ano! Que seja, Feliz Ano Novo!


Report publication
    010

    Recomended for you