Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O vovô que virou uma nuvem

O vovô que virou uma nuvem
Sérgio Pacheco
Mar. 1 - 3 min read
000

Olhe para o céu e veja as nuvens! Já passou por essa experiência? Tem nuvem de todo tipo. Venha ver os carneirinhos, os elefantes e toda espécie de bichos. Mas bom mesmo era as nuvens de algodão. Quem nunca foi criança?

 

A Daniela era uma criança feliz. Cresceu numa cidade bem pequena, parece até uma cidadezinha de brinquedo. Ela aprendeu com o pai, o “Seu Modesto”, o significado criativo das nuvens. Mas um dia foi com os família para a capital. Montaram um negócio que adoçava a vida das pessoas, uma sorveteria bacana, que inventava os sabores do cerrado. Tinha sorvete de cajá-manga, cagaita e gabiroba. Mas os campeões de venda eram os sorvetes de pequi e graviola.

 

Daniela cresceu e foi estudar Geografia. Na disciplina de Climatologia foi ter novamente com as nuvens. E ela se apaixonou. Especializou-se em climatologia. Hoje trabalha prevendo o tempo. Ontem apareceu no noticiário do clima. Já era mãe e uma mulher que entendia do riscado.

 

As nuvens, agora ela gostava de separar em três tipos. Tem as Cirus, nuvens altas, brancas e finas. Possuem aparência fibrosa, como pelos de carneiros. E as Stratus, nuvens que formam as camadas que cobrem boa parte do céu. Quando a gente as vê no céu, diz que “o tempo fechou”. E, finalmente, as nuvens tipo Cumulus nimbus. Essas metem até medo. São nuvens que se desenvolvem verticalmente em forma de domos ou torres. São, geralmente, densas e com contornos bem-definidos. Essas formam as grandes tempestades de verão.

 

Mas quis o destino que o pai da Daniela fizesse a passagem. Caiu morto, de infarto, o “Seu Modesto”. Seguindo o desejo do pai, ele foi enterrado lá na “Capelinha”, sua cidade natal. Quase todos os moradores do lugar estavam presentes. O velório teve discurso e minuto de silêncio. Lá pelas tantas, antes de fechar o caixão, um amigo sugeriu e foi só começar a cantar e todos seguiram o comando. Entoaram o hino da cidade que dizia lá no refrão: “Mercês, terra adorada, rincão querido Cantinho do céu, na imensidão movido.”

 

A filha pequena da Daniela também foi à Capelinha, mas ficou na casa da tia, preservada do clima do sepultamento. Quando perguntou para a mãe onde estava o vovô, a Daniela disse que ele tinha “virado uma nuvem”. Então, deitou-se com a menina na grama e, como fez o seu pai, começou a dar significado às nuvens de algodão.

 


Report publication
    000

    Recomended for you